Sintomas da menopausa precoce | Bigfral

Home  »  Saúde   »   Sintomas da menopausa precoce

Sintomas da menopausa precoce


Sintomas da menopausa precoce

1 ano atrás / 6 min de leitura

Em torno dos 40 anos, grande parte das mulheres podem iniciar os primeiros sintomas e sinais da menopausa. Como alguns dos indícios são considerados normais, como distúrbios do sono, sangramento irregular, algumas mulheres acabam atrelando isso a apenas um período de estresse.

A Bigfral sempre levanta essa bandeira do cuidado com a saúde, então, esse artigo é para alertar sobre os sintomas da menopausa precoce. Ela geralmente ocorre antes dos 40 anos e requer acompanhamento médico para o diagnóstico e tratamento.

O que é menopausa precoce?

A menopausa caracteriza o fim do período fértil da mulher e isso ocorre, geralmente, entre os 40 e 50 anos de idade. O climatério inicia geralmente na casa dos 40 e se encerra dentro de uma década, até que a mulher tenha seu último período menstrual. É quando os ovários param de funcionar e os hormônios mudam completamente. Mas, caso essa mudança hormonal e alguns sintomas que falaremos ao decorrer deste artigo, iniciem antes dos 40 anos, isso é tratado como menopausa precoce.

A menopausa é basicamente um processo natural pelo qual todas as mulheres irão passar, mas a menopausa precoce é classificada como patológica. Isto ocorre porque a falta de hormônios também pode trazer algumas consequências para as mulheres acometidas. Por este motivo, é necessário acompanhamento ginecológico e exames de rotina em dia para saber agir diante do diagnóstico.

Diferença entre menopausa precoce e menopausa natural

Do aspecto hormonal, a menopausa precoce é parecida com a natural, pois os ovários produzem menos estrogênio e a ovulaçao basicamente cessa. O que difere é que pode haver a possibilidade de voltar a ovular por um curto período de tempo, liberar óvulo novamente e possibilitar a gravidez. Agora do ponto de vista médico isso pode ser dividido em duas categorias: atividade dos ovários perturbado ou óvulos decompostos mais rapidamente.

Um dos motivos para esse diagnóstico pode ser a remoção de ambos os ovários. Também é possível que eles tenham sido danificados por radiação ou quimioterapia, por exemplo, durante o tratamento do câncer.

Mas também há causas genéticas conhecidas que podem ser rastreadas até alterações em vários cromossomos. As doenças autoimunes, por exemplo, também podem fazer com que o corpo produza o consumo que impeça o funcionamento adequado dos ovários. Mas, em muitos casos, no entanto, a causa de uma menopausa prematura permanece um mistério.

Faixa etária em que a menopausa precoce pode ocorrer

O alerta dos médicos é que caso alguns sintomas físicos ocorram e se tornem recorrentes antes dos 40, a mulher deve procurar um profissional para um tratamento adequado. Isso porque os sintomas da menopausa precoce são muitas vezes graves porque o corpo é repentinamente privado de hormônios e acarreta em uma série de outros problemas e sintomas futuros.

Sintomas físicos da menopausa precoce

Assim como a menopausa natural é individual para cada mulher, com a menopausa precoce não é diferente. Há mulheres que não têm nenhum sintoma além de serem incapazes de engravidar, já outras apresentam os mesmos sintomas da menopausa natural, por volta dos 51 anos. Vejamos abaixo alguns sintomas comuns:

Secura vaginal e problemas sexuais

A baixa libido pode ser um aspecto da menopausa precoce. Muitas mulheres podem achar esse um sintoma simples ou julgar que seja uma calmaria temporária, mesmo que tudo esteja indo bem em seu relacionamento. Perder o interesse pelo sexo pode estar ligado a diminuição dos hormônios. Assim como a atrofia e o ressecamento vaginal, que são pouco comuns no início da menopausa, mas que podem ocorrer ao decorrer dos anos. 

Mudanças no peso corporal e metabolismo

Durante a menopausa, o receptor de estrogênio sofre alteração e isso faz com que aumente a fome e tenha diminuição do metabolismo. As mulheres brincam que é como um feitiço, embora nada tenha mudado em seus hábitos de exercícios e alimentação, o número da balança pode aumentar repentinamente.

Quando falamos anteriormente que as mudanças hormonais podem provocar alterações no corpo, essa é uma delas: as mudanças hormonais comuns neste período podem tornar os processos do corpo mais lentos.

Irregularidades menstruais, como períodos mais curtos ou mais longos

Assim como as ondas de calor, suores noturnos ou alterações de humor, os períodos menstruais tornam-se mais leves, irregulares ou ausentes. E esse é um primeiro sintoma que pode manter a mulher em estado de atenção para buscar ajuda médica. Pois se o período menstrual está irregular, algo de errado tem.

Abordagens de diagnóstico

Os médicos suspeitam de menopausa prematura quando as mulheres com menos de 40 apresentam dificuldade de engravidar, junto com alguns sintomas ligados ao período infértil da mulher. A abordagem adotada pelos médicos é uma bateria de exames e acompanhamento até chegar a um diagnóstico.

Exames de sangue para avaliar os níveis hormonais

Exames de sangue são realizados para medir os níveis de estrogênio e hormônio folículo-estimulante. Geralmente esses exames são repetidos semanalmente por um determinado período até confirmar o diagnóstico de menopausa prematura.

Avaliação dos sintomas e histórico médico

Testes adicionais podem ser realizados para ajudar os médicos a determinarem a causa da menopausa prematura, avaliando assim os riscos à saúde da mulher e recomendando o tratamento adequado. Um exame de sangue para o hormônio pode ser feito para avaliar o funcionamento dos ovários e para estimar as chances de uma mulher engravidar.

A análise cromossômica pode ser feita em mulheres com menos de 35 anos. Se uma anormalidade cromossômica for detectada, procedimentos e tratamentos adicionais podem ser necessários.

A densidade óssea pode ser medida para verificar se há osteoporose.

Consultas com especialistas em saúde da mulher

Esse é um ponto que a Bigfral sempre gosta de reforçar: o início da menopausa não deve ser comparado com o início de uma doença. As mulheres nesse período podem sentir alguns sintomas que são percebidos como desagradáveis. Porém, a alteração hormonal antes dos 40 anos é mais comum do que imaginamos e pode se tornar um período mais leve se compartilhado com sua rede de apoio.

Como adiantamos, a menopausa é um processo de desenvolvimento natural, como a puberdade na adolescência, e não requer nenhum tratamento. A prematuridade dos sintomas precisa de um diagnóstico e tratamento, ainda mais para as mulheres que pretendem engravidar após os 40.

Tratamentos e gerenciamento dos sintomas

Os tratamentos devem sempre ser indicados pelo médico focado na saúde da mulher que vai identificar qual o melhor caminho a seguir. 

Mas, de uma forma geral, os tratamentos para quem é diagnosticada com menopausa precoce são: anticoncepcionais orais ou terapia hormonal, inseminação artificial, FIV etc.

Já mulheres na menopausa prematura que não querem ter filhos podem receber um dos seguintes tratamentos:

  • Pílulas anticoncepcionais contendo estrogênio e progestina (um contraceptivo oral combinado) tomadas por 21 a 24 dias de cada mês e uma pílula inativa (placebo) tomadas pelos outros 4 a 7 dias;
  • Terapia hormonal, que contém uma dose mais alta de estrogênio tomado diariamente e uma progestina ou progesterona tomada de 12 a 14 dias por mês (terapia hormonal cíclica). Esses tratamentos normalmente continuam até cerca de 51 anos (a idade média para o início da menopausa). Os médicos então decidem se devem ou não continuar os tratamentos com base nas circunstâncias individuais da mulher.
  • O estrogênio ajuda a aliviar os sintomas e prevenir os efeitos da menopausa (como secura vaginal e alterações de humor). Uma dose mais alta de estrogênio na terapia hormonal ajuda a manter a densidade óssea. Como tomar estrogênio sozinho aumenta o risco de desenvolver o revestimento do útero (câncer de endométrio), a maioria das mulheres também toma progestágeno ou progesterona com estrogênio, o que protege contra esse câncer. Mulheres que não têm mais útero podem tomar estrogênio sozinho.

Importância de cuidar da saúde geral durante a menopausa precoce

Assim como qualquer tema fora do nosso alcance assusta, achamos importante dividir com vocês sobre a menopausa precoce, que precisa de diagnóstico médico, para entender o que muda e o que precisa ser tratado.

A menopausa está longe de ser o fim da vida, ou o início do fim, é só um período natural que as mulheres irão passar e que com conhecimento, tornará isso mais leve e tranquilo.

Um dos sintomas que podem ser comuns nesse período é a incontinência urinária, que assim como outros sintomas, se fizer um acompanhamento e o tratamento adequado, pode ser revertido. Mas, como nosso papel é expor uma solução durante essa fase, a Bigfral conta com produtos que ajudam a integrar as mulheres novamente na sociedade, proporcionando discrição e segurança para ações simples do dia a dia.

Corpo e mente devem ser preservados e cuidados neste período com ainda mais atenção. Nosso corpo é como um mecanismo que precisa estar alinhado para funcionar. Então, cuide-se, pois a vida está só começando.

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
1
0
Por favor, comente.x

Entrar com e-mail e senha