Home » Mulheres » Sexo após os 40 anos
Sexo após os 40 anos
2 anos atrás / 5 min de leitura
Polêmico? talvez. Você pode não acreditar, mas o sexo aos 40, assim como diversos outros temas que envolvem o prazer, ainda é considerado um tabu entre algumas mulheres. Apesar disso, conforme os anos passados e as experiências vividas, algumas ideias passam a ser encaradas com naturalidade e leveza, já passou da fase de ter vergonha mulher! Assim é o sexo após os 40 anos.
Após essa idade, o sexo pode melhorar significativamente, pois diversas barreiras e inseguranças são quebradas com o passar dos anos, assim, com muita confiança, informação e humor, esse pode se tornar um dos melhores períodos da sua vida, claro que podem haver contratempos, mas estamos aqui justamente para te orientar!
Confira a seguir tudo o que você precisa saber para ter uma melhor qualidade de sexo após os 40 anos, a importância de manter sua vida sexual ativa e muito mais!
A importância do sexo na vida adulta
O sexo traz diversos benefícios para a vida, tanto para o relacionamento, quanto para a saúde, não se trata somente do ato carnal, confira a seguir a importância do sexo na vida adulta:
- • melhora o sistema imunológico;
- • diminui o risco de doenças cardiovasculares;• Aprender uma percepção consciente do região do corpo afetada;
- • aumenta a libido;
- • promove alívio do estresse;
- • contribui para a qualidade do sono;
- • melhora as funções cognitivas e a memória;
- • previne o câncer de próstata;
- • favorece o controle da bexiga;
- • confere períodos menstruais mais leves e cólicas menos dolorosas;
- • reduz a pressão arterial;
- • produz efeito equivalente a atividades físicas moderadas;
- • atenua dores;
- • fortalece os músculos;
- • deixa a pele mais bonita;
- • diminui a irritabilidade, ansiedade e depressão;
- • melhora a autoestima;
- • diminui a irritabilidade, ansiedade e depressão;
- • aumenta a fertilidade masculina.
O que muda no sexo após os 40 anos?
Mudanças no desejo sexual são comuns e influenciadas por diversos fatores, ciclo menstrual, briga frustrante ou cansaço. Mas o que não passa facilmente na cabeça é que a sua libido pode mudar conforme a idade vem. Muitos fatores podem mudar com o passar dos anos e o sexo é um desses fatores, confira abaixo o que muda nas relações após os 40 anos.
Libido
Na fase dos 40 anos, muitas vezes acontece a menopausa, as quedas hormonais são comuns e esses hormônios podem afetar o desejo sexual, humor e até mesmo a sensação física do sexo. Isso acontece porque, quando a produção de estrogênio diminui a lubrificação vaginal natural também diminui, por isso, busque alternativas que melhorem suas relações após os 40 anos, vamos falar sobre elas alguns tópicos adiante.
Vilões do sexo
A ansiedade, depressão, estresse e crises conjugais são considerados os quatro vilões do sexo, e diante de todos esses fatores, o ideal é sempre procurar um profissional, ginecologista, psiquiatra ou psicólogo (nesse caso é interessante buscar profissionais com especialidade em sexualidade) assim, eles podem indicar o melhor tratamento.
Rotina
A mesmice por tanto tempo pode afetar a vida sexual do casal, rotina demais não é bom sinal, por isso a dica é mexer na rotina, principalmente na rotina sexual. Surpreender e ser surpreendido é muito bem relacionado com a proposta, fantasias, mudas o ambiente e outros fatores podem reacender o fogo e apimentar o clima. Nesse momento, muito mais do que antes, é saber que o sexo além de tudo é conexão. Não deixe cair na rotina.
Hormônios
Nessa fase da vida, o organismo muda de forma drástica, assim afetando os hormônios sexuais e isso traz consequências não só para o metabolismo, mas também consequências como diminuição do desejo libido, e efeitos do corpo que afetam o psicológico, por isso, o indicado é procurar um profissional.
O que pode tornar o sexo melhor após os 40 anos?
Você sabe que pode tornar sua vida sexual muito melhor depois dos 40, talvez muito melhor do que era aos 20. E como isso pode acontecer? Se cuidando, fazendo exercícios adequados para sua região pélvica e sua idade. Além disso, esses exercícios irão ajudar também com outras questões de saúde, como incontinência urinária e outros.
Também é indicado o emagrecimento, ganhando condicionamento físico e se tornando mais saudável, assim melhorando em todos os aspectos em relação ao sexo. Confira a seguir algumas dicas de como tornas o sexo melhor após os 40 anos.
Estimule seus sentidos
No climatério, fase de transição entre o período reprodutivo e não reprodutivo, o nosso corpo passa por diversas alterações hormonais, muitas delas de extrema importância, e isso pode afetar diretamente na libido.
Contudo, além do controle hormonal, também é importante investir em estímulos sensoriais, esteja ciente de que sabores, cheiros, sons e toques podem ter uma influência muito positiva em relação a sua libido e vontade, podendo deixar o sexo muito mais prazeroso.
A importância do autoconhecimento
Sabemos o quão importante pode ser o autoconhecimento, olhar para seu interior, inseguranças e medos…mas esse não é o foco aqui! Nesse momento o foco é seu corpo, entender seus próprios gostos e desejos é a melhor maneira de desenvolver a autoestima, segurança, bem estar e com certeza, melhorar a vida sexual.
A masturbação, além de ser uma ótima forma de conhecer seu corpo, prazer e potencial no sexo, aumenta a autoestima e o empoderamento, sabendo assim quais seus pontos de prazer e posições preferidas. Não tenha problemas em compartilhar com o seu parceiro!
Esqueça os padrões
A notícia boa do momento é que padrões de beleza impostos pela mídia vêm sendo questionados e colocados à prova, atualmente, as mulheres estão cada vez mais relacionadas com a sua própria aceitação, apaixonadas pelo seu corpo da maneira mais genuína, todas as curvas a mais ou a menos, as cicatrizes, a parte de sua história.
Apesar da longa jornada, esse movimento aumenta a autoestima de diversas mulheres, trazendo segurança durante suas relações. Quando nos amamos e nos respeitamos conseguimos quebrar tabus e atingir diversos níveis de prazer. O importante é curtir sem neura.
Mexa-se
Vale lembrar que a relação sexual é um tipo de atividade física que proporciona grandes sensações de prazer. E como qualquer atividade, o sexo também requer que a saúde esteja em dia, por isso, pratique exercícios regularmente.
Uma ótima dica é procurar uma atividade que você goste e a inclua na sua rotina, ajuda o coração e aumenta sua disposição e fôlego durante as relações.
Durma melhor
Uma noite mal dormida pode influenciar diretamente nas alterações hormonais durante a fase dos 40 anos. É durante o sono em que o organismo se recupera do dia corrido e cansativo, sabendo disso é importante reafirmar que, quando nosso corpo entra em modo de sobrevivência devido à ausência de sono, o prazer é diretamente afetado.
Experiência, segurança e confiança são os principais fatores para uma vida sexualmente feliz, então use isso a seu favor e curta o melhor que essa fase possa te oferecer.
Como trabalhar a insegurança?
Se livrar das inseguranças não é uma tarefa fácil, pois é um comportamento desenvolvido pode motivar pessoas e muitas vezes motivos fortes. Apesar disso é possível se livrar de suas inseguranças e melhorar sua qualidade de vida (e qualidade sexual) para isso, basta seguir alguns direcionamentos como:
- Não persiga a perfeição – se atente a sua melhora;
- Sua força está a seu favor – esqueça suas fraquezas;
- Trabalhe diariamente a sua autoconfiança;
- Pense positivo;
- Um acontecimento infeliz não irá te definir;
- Pare de se comparar com os outros;
- Se atente ao que você gosta.
Como a Bigfral pode te ajudar?
Já sabemos que nessa idade há diversas mudanças no corpo, e isso pode afetar sua qualidade de vida, não deixe isso te afetar! A Bigfral está presente, como uma das principais referências no mercado e com os melhores produtos para essas situações, calcinhas absorventes, fraldas absorventes, lenços e diversos outros produtos que podem te auxiliar nessa fase, também é importante deixar claro que a Bigfral garante conforto, segurança e principalmente discrição!