Home » Esportistas » Para que serve o pilates
Para que serve o pilates
2 anos atrás / 5 min de leitura
Alguns exercícios trazem muitos benefícios para o nosso corpo e mente. Muito se fala sobre eles quando relacionados à prática de pilates. Mas, afinal, você sabe o que é e para que serve o pilates? Ao decorrer deste conteúdo falaremos da sua história, prática e como ele pode ser eficaz para pessoas na menopausa, que é o tema central de Bigfral, que te ajuda a driblar os sintomas desta fase da vida.
Hoje, pilates não é apenas um exercício para relaxar durante momentos estressantes. Ele permite melhorar a saúde dos ossos e articulações. Esta técnica dá ênfase ao cuidado da coluna e costas e ajuda a mantê-las saudáveis e fortes.
A técnica é muito útil para curar dores musculares ou corrigir a postura. Graças à sua prática, é possível evitar desconfortos no futuro e melhorar o bem-estar diário. Vejamos mais detalhes a seguir e como Bigfral é aliada das mulheres que praticam pilates:
O que é o pilates?
Pilates é um treino sistemático de corpo inteiro que combina respiração e mobilidade de forma única. O método pode ser realizado no tatame e em equipamentos especiais, abordando diferentes grupos musculares.
Os seis princípios básicos do pilates são: centralização, respiração, controle concentração, precisão e fluxo de movimento.
O pilates inspira cada vez mais pessoas. Isso não é surpreendente quando olhamos para todos os efeitos positivos do treinamento regular: fortalece os músculos, garante uma postura saudável e até ajuda a reduzir o estresse. Como pode ser facilmente adaptado ao seu nível de condicionamento físico, também é ótimo para iniciantes.
Ao contrário da crença popular, a prática tem pouco em comum com a yoga. Hoje vamos contar o que é, para o que serve o pilates e o que torna esse esporte tão eficaz.
O foco do treinamento é a “casa de força” – isso significa o meio do corpo, ou seja, os músculos das costelas à pelve – que é fortalecido por movimentos lentos e precisos. Além da experiência física, também envolve autorreflexão e treinamento mental. Contribuindo para as mulheres que precisam fortalecer os músculos da pelve evitando a incontinência urinária que pode ser uma realidade da menopausa.
Essa prática é adequada para quase todas as pessoas que desejam manter a mobilidade e fortalecer os músculos. Mesmo aqueles que ficam muito tempo sentados em suas mesas, por causa de seu trabalho e, precisam de uma pausa, devem tentar o treinamento. Devido à execução lenta e concentrada, mesmo os iniciantes irão desfrutar rapidamente dos exercícios.
Quais os benefícios do pilates?
Com o Pilates, você treina especificamente os músculos profundos das costas e do meio do corpo. A execução lenta e controlada dos exercícios garante que seus músculos fiquem tensos de dentro para fora e a tensão seja liberada.
Ao mesmo tempo, você desenvolve uma consciência de má postura que pode levar a problemas de saúde a longo prazo. A respiração do peito e do flanco são usados fornecendo oxigênio fresco ao seu corpo, melhora sua capacidade de concentração e mobiliza sua coluna.
Confira a seguir todos os benefícios e entenda porquê apostar no pilates:
Melhora o equilíbrio e a postura
O pilates fortalece e mobiliza principalmente o meio do corpo e, portanto, também a região lombar. Depois de apenas alguns exercícios, você vai melhorar a postura e o equilíbrio.
Aumenta a flexibilidade e a mobilidade
Os exercícios contribuem com a coordenação e a mobilidade. E pode ser um bom treinamento para outros esportes que exigem força, equilíbrio e flexibilidade. Devido ao treino de consciência corporal, ajuda a identificar possíveis fragilidades nas sequências de movimentos, prevenir lesões e realizar melhor os exercícios por estarem mais conscientes – e assim alcançar melhores resultados.
O pilates treina e relaxa toda a região lombar e do quadril. Isso garante mais mobilidade e alivia ou previne dores nas costas.
Melhora a coordenação motora
Uma vez que a consciência corporal é praticada em uma rotina de treinos, o corpo começa a ter mais coordenação motora. Esse é apenas um dos resultados que a prática proporciona e está ligado aos princípios aplicados aos movimentos que citamos anteriormente.
Melhora a capacidade cardiorespiratóriao
Cada uma das posturas realizadas durante a aula é complementada pela respiração. Assim, aprendemos a relaxar o corpo e a acompanhar com ele os nossos movimentos. Além disso, ativamos os músculos internos que só são acionados pela inspiração e expiração adequadas. É o caso do músculo transverso, que fica localizado no abdômen e é um estabilizador muito importante que está presente quando você respira fundo, tosse ou espirra. Ao levar em consideração a respiração ao fazer esses exercícios, você aprende a fazê-lo conscientemente e com o corpo.
Promove sensação de bem-estar e disposição
Qualquer tipo de exercício ajuda a diminuir o estresse, pois durante o esporte o corpo libera endorfina, ou seja, o hormônio da felicidade. Exercícios respiratórios específicos usados no Pilates para alongar e fortalecer os músculos promovem ainda mais o relaxamento. Consequentemente, fornece a sensação de bem-estar e a vitalidade.
Melhora do assoalho pélvico
O assoalho pélvico é apoiado como um trampolim na parte inferior da pelve; protege os órgãos internos e fecha o abdômen. Função da bexiga, boa postura, coordenação harmoniosa e equilíbrio estável são todos suportados por esta importante musculatura.
No entanto, muitas vezes você só percebe o quão importante é o assoalho pélvico quando ele está enfraquecido, por exemplo, por alterações hormonais, gravidez, ou menopausa. Felizmente, você pode treiná-lo como qualquer outro músculo do corpo. Também pode fazer os exercícios preventivamente e contribuindo para si e para esses músculos importantes em apenas alguns minutos.
Um assoalho pélvico saudável contribui para o bem-estar, sustenta a coluna e garante mais mobilidade e força no dia a dia. O treinamento direcionado e regular também ajuda na fraqueza da bexiga. Portanto, há muitas boas razões pelas quais você deve-se exercitar os músculos do assoalho pélvico.
Existem treinos desenvolvidos por professores de pilates já com esse propósito, que são especialmente formulados para este grupo muscular. Você pode realizar os exercícios confortavelmente em casa com poucas ou nenhuma ferramenta. Eles são simples, levam pouco tempo e são adequados para mulheres de todas as idades.
Como praticar pilates?
Pilates é adequado para todos, mesmo iniciantes. Se alguém está apenas começando e quer experimentar uma nova rotina de bem-estar físico, o Pilates é uma ótima opção. Ele é fácil de começar, simples de mudar e pode ser feito em qualquer lugar. Isso também se aplica a quartos pequenos. Um treino típico para iniciantes consiste apenas em movimentos e posturas no tapete. Às vezes, adereços e dispositivos são usados, mas não são necessários.
O pilates pode ser praticado em casa ou em uma aula, semelhante ao yoga. Fazer uma aula para iniciantes ou aulas particulares é uma ótima maneira de aprender os diferentes exercícios
Bigfral preza pela sororidade com a mulher
Com o passar dos anos, vamos ganhando mais consciência da importância da nossa saúde, bem-estar e como exercícios proporcionam a vitalidade que precisamos para seguir.
Como vimos, a prática do pilates contribui com o fortalecimento dos músculos da pelve, que ajuda a evitar a tão temida incontinência urinária. Além de melhorar o corpo e a mente como um todo.
Se por um acaso os escapes já forem uma realidade, a notícia boa é que vai fortalecer essa região que já precisa ser trabalhada e para não sentir nenhum desconforto, a Pants Premium de Bigfral é a opção perfeita. Além de segurar o odor de xixi, mantém a pele com sensação de sequinha e é discreta. Mas lembre-se, a IU tem tratamentos e um médico especialista deve ser consultado, os produtos Bigfral são apenas um complemento.