Origem da palavra família | Bigfral

Home  »  Saúde   »   Origem da palavra família

Origem da palavra família


Origem da palavra família

2 anos atrás / 4 min de leitura

Você já parou para pensar de onde vêm as palavras que compõem o nosso vocabulário? Se formos analisar, existem diversos termos, alguns até um pouco esquisitos e que são utilizados pelas pessoas em contextos diferentes. No entanto, mesmo as mais simples, possuem um significado e neste texto iremos abordar a origem da palavra família, que possui diversas interpretações.

Essa expressão tem um grande peso para muitas pessoas por significar algo que poucos podem realmente explicar, apesar de ser comumente usado por muitas pessoas todos os dias. Alguns a relacionam ao sangue e ancestralidade enquanto outros acreditam que tenha a ver com conexão ou escolha. Diante dessas colocações, que tal irmos atrás de entender um pouco mais sobre de onde essa palavra vem, quem a inventou e o seu real significado?

Qual é a origem da palavra família?

Família é uma palavra que vem do latim, significando um agrupamento humano, mas que hoje em dia também podem contar animaizinhos. Esse coletivo pode ser formado por duas ou mais pessoas com ligações biológicas, ancestrais, legais ou afetivas que normalmente vivem ou viveram na mesma casa. Pode ser formada por pessoas solteiras, casais heterossexuais ou homossexuais, etc.

As famílias não têm exatamente uma ordem ou um formato só, cada uma possui a sua configuração de acordo com os acontecimentos ou escolha da vida que contribuem para sua formação.

Sendo uma das instituições sociais mais preciosas que existem, a família também é responsável por ensinar e educar, para que o seu integrante possa se desenvolver em sociedade de acordo com os seus valores.

Sendo um grupo social, a família está sujeita a mudanças quanto aos seus membros, mas no geral a maioria tem um padrão, com pais, filhos, às vezes até mesmo avós ou tios e bichinhos de estimação. Eles costumam vivenciar as mesmas coisas por estarem na mesma casa e até mesmo partilhar de um sobrenome em comum.

Quem criou o conceito família?

Não existe exatamente uma pessoa que criou o conceito de família. Isso aconteceu com a chegada do Império Romano, onde as pessoas começaram a se organizar melhor, colocando aquela união clássica de duas pessoas com seus descendentes. Com o passar do tempo outras designações de família passaram a existir, o que compreende a contemporaneidade que estamos vivendo nos dias de hoje.

Onde surgiu?

O conceito de família pode ter nascido em amplas áreas, mas uma das mais citadas hoje em dia é no antigo Império Romano. Naquela época as pessoas se uniram para transformar pequenos grupos em uma civilização gigantesca e ampliar mais seu governo. Por isso, se precisou cada vez mais que elas ficassem paradas, em áreas que valorizasse o trabalho que muitas vezes era campestre.

Por isso, a necessidade criou a família, mas até nos dias de hoje essa instituição permanece, mesmo sem o objetivo de conquistar algo. Agora, temos um conceito de afetividade, onde os vínculos são formados por afeto e escolha.

Quando surgiu?

Na idade antiga, motivada por trabalho, mas também pelo amor das pessoas, as famílias eram constituídas de uma forma bem parecida com o que tem-se hoje em dia. Apesar disso, muitas estavam unidas pelo amor que sentiam um pelo outro, mesmo não podendo dedicar muito tempo a elas, devido ao cenário de guerra.

O que significa a palavra família

O termo “família” não tem origens muito boas, já que vem do latim “famulus”, significando “escravo doméstico”. Isso se dá porque um novo grupo surgiu na Roma antiga entre as tribos latinas, com a necessidade de ser nomeado rapidamente.

Com o intuito de incentivar a agricultura, esse grupo se uniu e pouco a pouco fizeram com que a cidade inteira aderisse a palavra e começasse a ser espalhada rapidamente, tomando a Roma inteira. Assim, a família começou a lentamente se estruturar como conhecemos, com um conceito bem delineado e mais tarde apoiado por instituições muito conhecidas como a Igreja e o sistema de governo monárquico.

Mas independentemente da origem da palavra, hoje em dia o peso que ela carrega é muito diferente e faz muito mais sentido para a sociedade em que vivemos. Todos tem uma família, seja ela de sangue ou não, que sempre faz com que a vida fique muito mais doce.

Família é a origem do futuro

Seja no presente ou no passado, a família é a raíz da sociedade moderna, onde a vida muitas vezes começa e ao mesmo tempo termina, sendo esse ciclo eterno, que não pára e continua girando.

A família pode ser a mãe e o pai em casa que sempre estão lá para te acordar de manhã ou seus melhores amigos que estão sempre ali após um dia difícil. Também podem ser seus avós velhinhos que precisam de ajuda para tomar seus remédios.

Deste modo, família também significa rede de apoio, que está sempre ali para ser ombro. É por isso que a Bigfral incentiva o diálogo em todas as etapas da vida, para que você jamais se sinta sozinha, inclusive na menopausa, onde alguns sintomas como irritabilidade e escapes de xixi, podem fazer com que você se afaste de quem mais gosta. Mas isso não precisa ser um problema, pois eles podem ser tratados com a ajuda de um especialista e, no caso da Incontinência urinária, com a nossa Pants Premium, que veste como calcinha, absorve rápido e garante total descrição.

De qualquer forma, família é um conceito tão diverso e interessante que mal cabem nessas poucas palavras. Ela serve como um sentimento que deve ecoar por nossos corações quando lembramos daqueles que nos amam, de seus abraços apertados e beijos. Por isso, não demore ao mostrar seu afeto, vá atrás de sua família e os abrace e beije, você não vai se arrepender.

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
1
0
Por favor, comente.x

Entrar com e-mail e senha