Home » Saúde » O que é bom para pele ressecada?
O que é bom para pele ressecada?
2 anos atrás / 5 min de leitura
A pele seca ressecada deve ser cuidada diariamente, assim como todas as outras, mas nesse caso com produtos adequados e recomendados por dermatologistas que acompanham o caso. Sabemos que é necessário manter a barreira de proteção natural da pele e a renovação celular adequada, mas o que é realmente bom para a pele ressecada? Quais são os tratamentos ideais? Confira a seguir o que é e quais são as causas e também as principais informações sobre a pele seca.
O que é pele ressecada?
A pele não só é o maior órgão do corpo, como também desempenha um papel importante na regulação da sua temperatura e age como uma barreira de proteção para o organismo contra agentes externos. Apesar disso, algumas partes do corpo podem se apresentar secas e muitas vezes obter rachaduras, cortes e até queimaduras. De forma mais clara, a pele ressecada é a que apresenta um aspecto áspero, seco, com falta de água e hidratação natural.
Mas, a boa notícia é que para esse tipo de pele, existem tratamentos adequados, mas antes, precisamos entender a causa da pele ressecada, confira no tópico a seguir.
O que causa a pele ressecada?
Diversos são os fatores que podem contribuir para o ressecamento da pele. Entre eles pode estar a genética, que é o caso de alergia e dermatites; o emocional e fatores externos como clima e uso de cosméticos.
Há diversas condições que podem desencadear uma pele ressecada, e assim, necessitar de tratamento adequado, veja abaixo as principais causas:
Mudanças de temperatura
A mudança de temperatura pode afetar diretamente a nossa pele. Quando muito frio ela pode ressecar, pois quando a temperatura ambiente cai, a derme perde a hidratação natural. Já quando a temperatura está superior, no verão por exemplo, as glândulas sebáceas e sudoríparas produzem menos óleo e suor, deixando a pele mais seca.
Não confunda oleosidade com pele hidratada! Todos precisamos da hidratação adequada.
Tomar banho com água muito quente
A água muito quente é outro fator importante para deixar a pele sensível e ressecada, pois a temperatura elevada remove a gordura natural da pele. Além disso, outro ponto a se destacar é o uso de sabonete não apropriado, esses também podem eliminar a camada oleosa saudável da pele, por isso, opte por produtos adequados e dermatologicamente testados.
Beber pouca água
A pele também reage diretamente com nosso organismo, então beber pouca água pode ser um dos principais motivos da pele ressecada. Isso porque, a falta de hidratação torna a pele mais áspera e com menos elasticidade, podendo levar até à descamação e feridas.
Por isso, é muito importante beber diariamente uma quantidade adequada de água para o seu IMC (Índice de Massa Corporal). Porque organismo hidratado, significa pele hidratada!
Praticar natação ou hidroginástica
Os esportes que geram contato direto com o cloro ou outros químicos, podem levar ao ressecamento da pele. Esses produtos, embora sejam seguros para a saúde, ao longo do tempo podem ir agredindo a pele, assim, tendo como consequência o ressecamento.
A dica é, depois do banho de piscina, tomar um banho morno e usar um sabonete adequado e ligeiramente ácido, com o pH entre 5 e 6.
Usar roupas de tecido sintético
O poliéster e elastano impedem que a pele transpire de forma adequada, deixando-a mais áspera e ressecada. O tecido ideal para a roupa deve ser natural, como por exemplo, o algodão, a lã ou linho, pois evitam o surgimento de alergias e permite que a pele respire impedindo que fique ressecada.
Dermatite atópica
A dermatite atópida pode ser mais comum do que imaginam, é um tipo de doença que dificulta a retenção de água na pele, isso porque impede que ela produza a gordura saudável e necessária para manter a hidratação. Além disso, a dermatite pode causar sintomas como coceira e vermelhidão.
Neste caso é importante o uso de cremes hidratantes adequados e a consulta com o dermatologista.
Diminuição da produção de estrogênio
Na menopausa, os níveis de estrogênio diminuem, deixando a pele mais ressecada pois a quantidade de água e oleosidade presente diminui. O estrogênio é um importante aliado da hidratação, pois produz o colágeno que torna a pele mais elástica e firme.
Neste caso, é importante consultar um dermatologista para entender seu caso e orientar o melhor tratamento, também é importante sempre hidratar a pele de forma interna e externa.
Diabetes
O ressecamento grave na pele pode ser um dos sintomas da diabetes, pois a doença pode causar lesões nos nervos que controlam a produção de gordura e suor, diminuindo de forma branda a hidratação.
Outros sintomas da diabetes são o aumento da fome, sede exagerada, cansaço fácil, entre outros… Acarretando a perda de água do organismo.
Nesse caso, é indispensável o uso de hidratantes adequados para seu tipo de pele e a alimentação deve ser saudável e acompanhada por um nutricionista.
Uso de alguns remédios
O uso de remédios diuréticos provocam a eliminação excessiva de água do organismo, podendo deixar a pele ressecada. Outros medicamentos também podem levar à desidratação e ressecamento como os antialérgicos, para hipertensão, e tratamento de colesterol.
Apesar desses sintomas, os medicamentos não devem ser interrompidos sem indicação do médico, desta forma é importante a hidratação com o creme indicado e em casos mais severos, informar o médico para ele avaliar a troca do remédio ou reajustar a dose.
O que é bom para pele ressecada?
Quando descobrimos que temos a pele ressecada, o primeiro passo é entender o que é bom para esse tipo de pele e como cuidar da melhor forma, para isso, separamos algumas dicas indispensáveis nesse momento. Confira a seguir algumas delas que quando feitas no dia a dia podem mudar a saúde da sua pele:
- Tomar banho com água morna;
- Sempre manter a pele hidratada;
- Fazer a limpeza com produtos adequados;
- Proteção solar é indispensável;
- Prefira tecidos naturais como o algodão;
- Se atente a áreas específicas do corpo como cotovelos, joelhos, mãos e pés.
Quais os tratamentos para pele ressecada?
Sabemos que a hidratação adequada e constante é o melhor tratamento para pele seca. Deste modo, para que fique saudável é importante manter o equilíbrio do microbioma e o fortalecimento da barreira de proteção da pele. É importante o uso de hidratantes específicos tanto para o rosto quanto para o corpo, e em alguns casos o uso da água termal.
Produtos probióticos no tratamento também são de extrema importância, Os prebióticos são substâncias que servem como alimento para os microrganismos presentes no seu microbioma e que influenciam de forma positiva seu desenvolvimento, funcionando como uma espécie de “alimento” para as bactérias benéficas.
Também é indispensável seguir uma rotina de skincare orientada pela sua dermatologista.
A bigfral é sua aliada!
Muitas coisas podem acarretar em uma pele ressecada durante a terceira idade, como a menopausa e outros fatores. Contudo, a Bigfral é sua aliada nesses momentos! Sabemos que em casos de incontinência o produto não adequado pode causar ressecamento, irritação e até assaduras, mas a Bigfral é líder em cuidados para iu, e a melhor opção para cuidar da condição com segurança, conforto e de forma discreta. Mas lembre-se, embora não tenha cura, existe tratamento e um médico deve ser consultado para indicar qual a melhor forma de diminuir os impactos causados.
A Bigfral tem desde calcinhas absorventes, até lenços umedecidos, então desfrute sua terceira idade da melhor forma!