Home » Saúde » O que ajuda na insônia?
O que ajuda na insônia?
2 anos atrás / 5 min de leitura
As noites sem dormir involuntariamente são exaustivas e cansativas. Muitas vezes ficamos na cama pensando nas preocupações e aborrecimentos do dia, ou adormecemos logo que deitamos, mas acordamos algumas horas depois sem conseguir voltar a dormir. A maioria de nós, provavelmente, já passou por pelo menos uma noite como essa.
Pode haver muitas causas e gatilhos diferentes por trás da insônia. Os efeitos a longo prazo em nosso corpo e psique não devem ser subestimados. Quando você deve consultar um médico? O que você pode fazer para tornar o sono inquieto, novamente repousante? O que ajuda na insônia? Aqui falamos o que é importante e o que precisa saber sobre o tema.
O que é insônia?
Insônia significa ter dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo, acordar cedo ou ter uma qualidade de sono perturbada que faz com que o sono pareça inadequado e não revigorante.
A insônia pode ser uma condição médica ou um sintoma de outras condições médicas. A sonolência diurna excessiva, por exemplo, é um sintoma de vários distúrbios relacionados ao sono.
Dificuldade em adormecer, permanecer dormindo e acordar mais cedo do que o desejado é comum tanto em jovens quanto em idosos. Cerca de 10% dos adultos sofrem com insônia de longa data (crônica), e de 30 a 50% passam por insônia transitória.
- Quase metade de todas as pessoas sofrem de insônia em algum momento;
- Medicamentos para dormir vendidos sem receita podem não ser boas opções para o tratamento da insônia;
- O melhor tratamento para a insônia é a terapia cognitivo-comportamental, que utiliza modificações de comportamento para melhorar o sono.
Quando o sono é interrompido, geralmente ficamos limitados à nossa capacidade normal de raciocinar durante o dia. As pessoas que sofrem de insônia ou sonolência diurna severa ficam sonolentas, cansadas e irritadas durante o dia e têm dificuldade de concentração, podendo adormecer no trabalho ou enquanto dirigem.
Tipos de insônia
Conheça os tipos de insônia:
Intermitente
Quando há uma periodicidade entre os episódios de insônia, nesse caso ela vai e vem.
Transiente
Conhecida como a insônia de curto prazo, de uma noite a algumas semanas.
Crônica
Já na crônica, os casos são muito recorrentes e ocorrem por muitas noites ao decorrer de meses.
Quais os sintomas da insônia?
Os sintomas mais comuns são:
- Falta de energia e motivação;
- Diminuição da capacidade de reação;
- Irritabilidade;
- Efeitos no corpo e na psique;
- Medo de ir para a cama;
- Risco de dependência de drogas.
Quais as principais causas da insônia?
Existem muitas causas e gatilhos diferentes para a insônia. Um motivo comum é o estresse e as demandas excessivas no trabalho ou na vida privada. Eventos de vida estressantes, como luto, divórcio, um acidente ou o desemprego podem nos causar noites temporariamente sem dormir. Preocupações, medos, raiva, inquietação interior, muitos pensamentos que, às vezes, nos deixam com dificuldade para adormecer ou até mesmo nos impedindo de descansar.
A insônia geralmente ocorre como parte de várias doenças e distúrbios do sono ou outros fatores que devem ser observados. Os efeitos em nosso corpo e nossa psique podem reduzir significativamente nossa qualidade de vida.
Confira alguns desses fatores:
Ansiedade
Essa é uma das principais causas por trás da insônia, seja pelo trabalho, vida pessoal, ou na vida acadêmica. Diversos gatilhos podem ser responsáveis por desencadear a ansiedade, mas pode ser tratada com um acompanhamento médico.
Estresse
O estresse no dia a dia muitas vezes é algo inevitável. A vida é composta de altos e baixos e muitas vezes, a alta demanda de afazeres contribuem para esse sentimento. Além disso, a mulher por si só já sofre essas alterações de humor com os hormônios, seja na TPM, gravidez ou na menopausa que tem uma grande oscilação. Para isso, existem técnicas de relaxamento para evitar ser levada ao extremo e causar a temida insônia.
Aparelhos eletrônicos
Hoje em dia estamos 100% conectados e muitas vezes dependentes de telas. Por um lado, proporciona facilidade e conforto, mas por outro causa vício e acarreta pontos negativos para o nosso corpo, pois o contato com telas antes de dormir, pode retardar o sono.
Dores
Só quem já teve dores sabe o quão incômodo pode ser, e se ela for crônica, o cenário é pior ainda. Quem tem insônia por esse motivo, precisa se consultar com um especialista para sanar os dois problemas de uma vez: a dor e o sono interrompido por ela.
Cafeína ou álcool
A cafeína e o álcool podem causar insônia e sonolência diurna grave quando tomados em grande quantidade, além de trazer outros malefícios à saúde. O álcool faz com que as mulheres durmam menos.
Quando homens e mulheres bebem a mesma quantidade de álcool, é notada uma reação diferente, as mulheres têm um sono muito mais agitado e se sentem muito pior do que os homens na manhã seguinte. Isso foi demonstrado por estudos científicos no laboratório do sono.
Caso uma mulher beba álcool antes de ir para a cama, ela acordará com mais frequência e mais rápido e pode sentir que seu sono foi menos reparador em geral. O motivo é que o corpo feminino está muito mais exposto aos efeitos nocivos do álcool. As mulheres têm uma proporção menor de fluidos corporais aos quais o álcool é distribuído. Como resultado, a concentração de álcool no sangue nas mulheres é maior, apesar de beberem a mesma quantidade.
Então, nesse sentido, a recomendação para um sono mais tranquilo, em geral, é beber álcool em quantidades menores, e parar de beber de 4 a 6 horas antes de dormir, além de evitar bebidas com cafeína no final da tarde.
O que ajuda a combater a insônia?
Como requisito básico para uma boa noite de sono, você pode considerar e implementar algumas das seguintes dicas na vida cotidiana:
Higiene do sono
A higiene do sono se concentra nas mudanças de comportamento para melhorar o sono. Essas alterações incluem limitar o tempo gasto na cama, manter um ciclo regular de sono e realizar atividades relaxantes antes de dormir (por exemplo, ler tomar um banho, um chá quente).
Terapia
A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar a entender o problema, eliminar maus hábitos de sono e interromper pensamentos inúteis, como se preocupar com a falta de sono ou com as atividades do dia seguinte. Esta terapia também inclui técnicas de como visualização, relaxamento muscular progressivo e exercícios respiratórios.
Seja ativo ao longo do dia
Se você se exercita ou pratica esportes regularmente durante o dia, automaticamente, dorme melhor. Isso é comprovado por estudos científicos. Sem o exercício, o corpo é subutilizado e pode não estar cansado o suficiente à noite. O exercício também ajuda a reduzir o estresse. No entanto, o treinamento intensivo à noite pode estimulá-lo e retardar o sono, portanto, faça os exercícios no máximo à tarde.
Tente integrar ao movimento na vida cotidiana uma caminhada durante o horário de almoço, suba escadas e ande de bicicleta sempre que possível. Esportes de resistência como correr, ou nadar são bons também.
A importância de uma boa noite de sono
A insônia pode ter um impacto negativo na nossa saúde física e mental. A falta de sono pode enfraquecer nosso sistema imunológico e nos tornar mais suscetíveis a infecções. Podemos ganhar peso e aumentar o risco de diabetes, ou podemos desenvolver pressão alta (hipertensão) e insuficiência cardíaca. Há também uma conexão entre distúrbios do sono, depressão e distúrbios de ansiedade.
Nós da Bigfral sabemos a importância de uma boa noite de sono e como o climatério contribui para esse cenário ser quase impossível. Seja pela oscilação de humor ou ondas de calor noturnas, por isso queremos manter vocês sempre bem informados. Nossa orientação diante desse cenário é ter um acompanhamento médico e uma vida saudável, praticando esporte com o conforto que só a Bigfral oferece, temos uma linha completa de produtos para cuidado e proteção, que vão desde roupas íntimas a toalhas umedecidas. Confira!