O Que Acontece na Menopausa (Guia da Mulher) | Bigfral

Home  »  Mulheres   »   O que acontece na menopausa

O que acontece na menopausa


O que acontece na menopausa

2 anos atrás / 6 min de leitura

A menopausa é uma das fases mais importantes da vida das mulheres, porém, infelizmente, ainda é cercada de muitos tabus, mitos e dúvidas, o que contribui para que muitas tenham receios e até percepções equivocadas sobre o que acontece na menopausa.

Essa fase nada mais é do que a época em que ocorre a última menstruação da vida da mulher, fato que marca o encerramento de sua fase reprodutiva, isto é, quando não há mais chances de engravidar. A menopausa costuma ocorrer entre os 48 e os 51 anos de idade, mas também é possível que ocorra antes ou até mesmo depois dessa faixa etária

A seguir, vamos detalhar tudo o que acontece na menopausa, explicando todos os detalhes dessa fase tão importante na vida de toda mulher.

O que acontece nas fases da menopausa?

Antes da mulher entrar de fato na menopausa, ela passa por algumas fases que indicam que a última menstruação está próxima. Logo, é importante entender quais são, suas definições e características.

Perimenopausa

Antes de ocorrer a última menstruação de fato, existe uma fase em que o ciclo menstrual da mulher vai apresentando algumas mudanças. Essa fase é chamada de perimenopausa, sendo uma transição para a menopausa. Ela começa em média quatro anos antes. Porém, para muitas mulheres pode começar mais tarde, durante menos tempo. Para outras, começa mais cedo, durante até mesmo oito anos.

Sintomas

Durante a chamada perimenopausa, a mulher pode sentir diversas mudanças, sensações e sintomas comuns nessa fase. Um dos principais sinais é a irregularidade no ciclo menstrual. Ao longo da perimenopausa, pode haver menstruações mais espaçadas ou mais próximas uma da outra, com fluxo de sangramento maior ou menor que o comum.

Suores noturnos também são relatados por mulheres que estão próximas da menopausa, bem como ganho de peso, queda de cabelo, dores de cabeça, unhas mais frágeis, dores nos músculos e câimbras. Além disso, um sintoma muito associado e conhecido na menopausa e que pode começar a aparecer já na perimenopausa: a sensação de calor repentina.

Tratamento

Como as causas da maioria desses sintomas são as mudanças hormonais que se iniciam na perimenopausa – a mais comum é a diminuição do estrogênio, um hormônio muito importante na vida da mulher –, um dos principais tratamentos é a terapia hormonal, que costuma ser indicada nesse caso, exceto para pacientes com risco cardiovascular ou com histórico de câncer de mama. 

Para essas pacientes, os médicos podem indicar tratamentos medicamentosos não hormonais. Mas também existem terapias alternativas que também podem ser úteis nessa fase da vida, como a prática de exercícios físicos, terapia, ioga, etc.

Menopausa

Passada a fase de transição, a mulher chega na menopausa, quando, de fato, ocorre sua última menstruação, o que marca o fim da sua vida reprodutiva. Ao contrário dos homens, que geralmente são férteis mesmo na velhice, as mulheres têm uma quantidade de óvulos limitadas para produzirem ao longo de sua vida reprodutiva. 

Por volta dos 50 anos de idade, chega a menopausa. Algumas mulheres podem atingi-la mais cedo que o comum, e isso é conhecido como menopausa precoce. Em casos mais raros, a menopausa pode ser tardia, demorando mais tempo para acontecer e prolongando a vida reprodutiva da mulher.

Sintomas

Quando as mulheres atingem a menopausa, os sintomas da perimenopausa podem se agravar e se tornarem mais frequentes. O indício mais famoso desse período é o calor repentino que algumas mulheres sentem, conhecido popularmente como fogacho, que pode ser seguido de calafrios.

Porém, existem diversos outros sintomas relatados por mulheres na menopausa, como a diminuição da libido, incontinência urinária, perda de massa óssea e da firmeza dos seios, dentre outros.

Com a chegada da menopausa, as mulheres também ficam mais suscetíveis a alguns problemas de saúde, principalmente a osteoporose, por conta da perda de massa óssea. Doenças cardiovasculares também podem se tornar mais comuns após a mulher chegar à menopausa.

Tratamento

Ao contrário do que muitas pessoas crêem equivocadamente, a menopausa não é uma doença, e por isso, não existe um remédio para tratá-la. Porém, alguns tratamentos podem fazer com que os sintomas comuns dessa fase da vida da mulher sejam diminuídos ou eliminados.

A reposição hormonal é um tratamento bastante recomendado durante a menopausa, repondo os hormônios que começam a ser pouco produzidos nessa fase. Além disso, manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e controle de estresse também são de grande utilidade para qualidade de vida da mulher que atinge a menopausa.

Pós-menopausa

A pós-menopausa é a fase seguinte à época da última menstruação Após fechar sua vida reprodutiva e conhecer os sintomas dessa fase da vida, a mulher passa a conviver diariamente com eles, e o cuidado deve aumentar, uma vez que alguns problemas de saúde se tornam mais prováveis a partir daqui. Mas isso não quer dizer que não há como manter uma boa qualidade de vida nessa etapa, muito pelo contrário. Com atividade e equilíbrio, é possível.

Sintomas

Alguns dos sintomas mais comuns da pós-menopausa estão relacionados à região íntima da mulher. A secura vaginal, por exemplo, é um dos principais, e afeta o conforto da pessoa e principalmente sua vida sexual. Os indicios da menopausa, como o calor repentino, costumam ir diminuindo ao longo da pós-menopausa, para boa parte das mulheres. Outras podem continuar sentindo esses incômodos por períodos mais longos.

Tratamento

Por conta do risco maior de doenças cardiovasculares e de osteoporose nessa época, é importante que as mulheres tenham acompanhamento médico e um estilo de vida equilibrado. 

Para os sintomas da região íntima, como a secura vaginal, os médicos podem receitar lubrificantes e hidratantes que diminuem o ressecamento.

O que é menopausa precoce?

Como vimos anteriormente, a menopausa costuma ocorrer quando a mulher tem entre 48 e 51 anos de idade. Mas muitas mulheres podem atingir a menopausa anos antes, o que é conhecido como menopausa precoce, já que acontece antes do comum, geralmente antes mesmo dos 40 anos de idade.

Existem alguns fatores que fazem com que a mulher tenha uma menopausa precoce. Dentre eles, estão anomalias genéticas, distúrbios metabólicos, doenças autoimunes, cirurgias que interrompem a vida reprodutiva da mulher, como a de retirada do útero e dos ovários, infecções virais como a caxumba, o tabagismo e tratamentos como radio e quimioterapia.

Muitas mulheres que têm a menopausa precoce não apresentam sintomas, enquanto outras têm os mais comuns, como o calor, a perda da libido e o aumento de peso, por exemplo.

Quais são os problemas causados pela menopausa?

A menopausa é uma fase natural pela qual todas as mulheres com útero passam durante suas vidas. Entretanto, pode sim trazer algumas complicações como os sintomas já detalhados, bem como a predisposição a outras doenças, diminuição de concentração e da capacidade de aprendizado. Mas é sempre importante que todos esses sintomas possam ser tratados, e a mulher siga tendo qualidade de vida mesmo durante e após a menopausa.

Quanto tempo pode durar a menopausa?

A menopausa é a época do último ciclo menstrual da mulher. Porém, o período dos seus sintomas, que começam antes dela e se estendem durante a pós-menopausa, podem levar anos. Esse processo da transição até o fim da menstruação costuma levar em média, cerca de quatro anos, mas para algumas mulheres pode ser alguns anos mais longo.

Qual a melhor vitamina para quem está na menopausa?

A alimentação balanceada é com certeza uma das melhores formas de manter a saúde e a qualidade de vida durante a menopausa, diminuindo os efeitos dos seus sintomas. Por isso, é importante garantir a ingestão de algumas vitaminas muito importantes, como a vitamina E que ajuda a diminuir o estresse e o ganho de peso, e o cálcio, que previne a osteoporose, doença bastante comum durante e após a menopausa.

Outras vitaminas, como a D, também são bastante importantes para mulheres na menopausa, valendo a pena procurar alimentos que as possuem em abundância. O ômega 3 também ajuda bastante a combater os sintomas, por isso, alimentos como oleaginosas, grãos integrais, hortaliças e sementes podem ser ótimas fontes desse benefício para mulheres nessa fase da vida.

Os polifenóis possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares e o envelhecimento. Frutas como a maçã e outros alimentos como cebola roxa são ricos em polifenóis, sendo bastante recomendados na dieta de mulheres na menopausa.

O que não se deve comer na menopausa?

Assim como procurar alguns alimentos que fazem bem, também é fundamental passar longe de comidas que possam fazer mal e agravar os sintomas da menopausa. O ideal é que, nessa época, as mulheres evitem ao máximo as bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, ricos em cafeína e açúcares.

Confira também nosso artigo: Como começa a menopausa

Bigfral traz proteção na menopausa

O que acontece na menopausa

A Bigfral é uma marca de produtos de qualidade desenvolvidos para trazer conforto e qualidade de vida para pessoas com incontinência urinária, sintoma comum durante o período da menopausa. Pertencente ao grupo belga Ontex, a Bigfral oferece tecnologia e praticidade para levar comodidade para pessoas de todas as idades, com produtos como fraldas, toalhas umedecidas, roupas íntimas e absorventes que ajudam mulheres na menopausa.

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
1
0
Por favor, comente.x

Entrar com e-mail e senha