1-Aliviando a tensão
Entendemos que os cuidadores tem uma extensa rotina que demanda esforços físicos e mentais, além de lidar com diversas situações de estresse ao longo dia.
A tensão derivada do papel desempenhado pelo cuidador encontra-se entre os diagnósticos de enfermagem propostos pela taxonomia da North American Nursing Diagnoses Association (NANDA). Estudos apontam que os cuidadores lidam com uma sobrecarga de estresse diariamente, principalmente quando tratando de pacientes mais dependentes.
A Bigfral preparou algumas práticas como a respiração e exercícios simples podem te auxiliar a aliviar os efeitos da carga de estresse do dia a dia, para que você não se esqueça de realizar atividades para seu autocuidado e relaxamento,
2-Exercícios
Exercícios podem ser grandes aliados para alívio da tensão e fortalecimento dos músculos para as atividades diárias. Por isso, a Bigfral separou alguns exercícios fáceis para você:
Enquanto assiste TV: movimente os dedos das mãos e dos pés, faça massagem nos pés com ajuda das mãos, rolinhos de madeira, bolinhas de borracha ou com os próprios pés.
Para os ombros: movimentos circulares e para cima e para baixo , inspirando quando subi-los e expirando quando descê-los.
Para o pescoço: inclinar a cabeça lateralmente como se fosse tocar os ombros repetidas vezes.
Para as pernas: deitar no chão, manter uma perna reta e segurar a outra com a duas mãos.
Para os braços: estique-os e movimente-os em círculos para a frente e para trás.
3-Respiração
A respiração pode diminuir bastante a ansiedade e a tensão, por isso indicamos algumas dicas de respiração:
-Respiração diafragmática: experimente inspirar profundamente, enchendo a barriga de ar, coloque a mão no abdômen sentindo-o se movimentar. -
Respiração quadrada: inspire e segure o ar nos pulmões por 4 segundos, solte o ar também contando 4 segundos, em seguida fique “sem ar “ pelo mesmo período, e repita o processo.
Expiração alongada: a ideia é expirar usando o dobro de tempo que levou para inspirar, ou seja, se inspirou por 4 segundos, expire durante 8 segundos.
Abdominal deitada: deite-se, feche os olhos , coloque as mãos sob o abdômen e sinta o ritmo da respiração, procurando mantê-la constante (mesmo tempo de inspiração e expiração)
Ajuda Psicológica
Muitas pessoas são encarregadas do papel de cuidador repentinamente, principalmente quando um ente querido desenvolve alguma condição que o torna dependente de ajuda para realizar as atividades do dia a dia. Prestar cuidados e dedicar-se integralmente a outra pessoa pode ser psicologicamente esgotante. Neste contexto, é preciso reconhecer seus limites, para não sobrecarregar seu corpo e prejudicar sua qualidade de vida.
Sabemos que o dia a dia do cuidador pode ser bastante corrido e repleto de tarefas, porém é essencial que se possível dedique tempo para você. Dedique-se a atividades que aliviem o estresse e que permitam descanso mental. Caso identifique que não consegue lidar sozinho (a) com a tensão ou pensamentos ruins que podem surgir, procure ajuda psicológica.