Home » Esportistas • Saúde » Exercícios Físicos para quem tem Incontinência Urinária
Exercícios Físicos para quem tem Incontinência Urinária
3 anos atrás / < 1 min de leitura
Dicas e Benefícios para o corpo
A sarcopenia, perda gradativa de massa muscular esquelética, ocorre com o envelhecimento, tendo impacto direto na qualidade de vida e mobilidade. Fatores genéticos, hormonais e nutricionais influenciam na perda, porém alguns exercícios podem auxiliar no fortalecimento muscular. Os exercícios também contribuem para diminuição e prevenção de problemas cardiovasculares, auxílio no controle da diabetes e manutenção da densidade óssea.
As pessoas que estão iniciando as atividades físicas devem optar por exercícios mais leves, como a caminhada. Alguns dos benefícios das caminhadas são a melhora na circulação sanguínea e combate a osteoporose. Comece no seu ritmo com caminhadas curtas e vá aumentando a distância conforme o passar do tempo. Lembre-se de se alongar se optar por um ritmo mais acelerado.
Outra atividade de baixo impacto é natação, que não prejudica as articulações, pois o corpo sofre menos impacto da gravidade dentro da água, diminuindo seu peso total e evita sobrecarregar as articulações. O exercício melhora a força, tonifica os músculos e trabalha todo o corpo.
O pilates também é uma boa opção, pois trabalha músculos específicos de acordo com a necessidade, estimula a coordenação, a conservação da massa muscular e o condicionamento cardiovascular. Também pode auxiliar no fortalecimento do assoalho pélvico, importante para amenização da incontinência urinária
*Consulte um especialista da área da saúde para obter um diagnóstico personalizado