Home » Saúde » Benefícios da yoga
Benefícios da yoga
2 anos atrás / 6 min de leitura
O Yoga como uma prática milenar, tornou-se conhecida e muito buscada. Atualmente é muito presente aqui no Brasil, já que antes era considerada uma ciência oriental e voltada para a prática Budista.
Há diversas possibilidades que podem ser praticadas dentro do seu escopo. Para quem ainda não conhece muito bem, vai um pouco além daquelas posturas corporais que se vê em filmes e revistas. É uma prática que envolve diversas dimensões do nosso eu e está ligada ao físico, emocional e espiritual.
Existem certas palavras que compõem uma espécie de dicionário do Yoga, usadas para coordenar a prática, o mais básico que poderá ouvir ou ler são os Asanas, que se referem às posturas e os movimentos realizados durante as aulas. Já os Mantras são sons emitidos para atingir a concentração, podem conter palavras, frases e até textos mais extensos, que dependerão do tipo de prática. E os Pranayamas, que são os exercícios respiratórios realizados de forma consciente e controlada.
O que é yoga?
Yoga vem do Sânscrito, língua antiga da Índia e significa “união” ou “integração”, que justamente é o objetivo das práticas, a busca pelo equilíbrio e a união entre o corpo e mente para alcançar harmonia e bem-estar na maneira de viver e encarar o mundo. Muito mais que uma simples prática, Yoga é uma filosofia e um estilo de vida composta por códigos de ética, exercícios de respiração, meditação e posturas corporais que, realizados em conjunto, se propõe a alcançar o equilíbrio, liberdade, e a auto transcendência do corpo e da mente.
No entanto, a prática do Yoga vai além de movimentos corporais, práticas de respiração e meditação. Existem alguns mandamentos, ou filosofias, para condutas éticas e morais, entre eles estão os Yamas, éticas universais que ensinam o indivíduo a ser ético e a melhorar o seu relacionamento com o mundo, e os niyamas que são as regras de comportamento pessoal, que contribuem para uma melhor caminhada espiritual. São elas:
Ahimsa (Violência) – Não praticar a violência, seja por meio da fala, das ações ou de pensamentos, prezando pela pacificidade e não causar dor a nenhum ser vivo. Os pensamentos devem ser vigiados assim como os discursos, prezando pelo amor voltado a si e ao próximo, o que faz dessa conduta a base para as demais.
Satya (Verdade)– Não mentir e não agir com desonestidade para não prejudicar ou machucar outra pessoa. Ter intenções verdadeiras com os outros.
Asteya (Não roubar) – Consiste em não cobiçar e não roubar física e mentalmente, para isso devemos nos afastar dos impulsos de apoderar-se das ideias ou objetos de outras pessoas.
Brahmacharya (Moderação dos prazeres) – Não exagerar em relação à alimentação, trabalho, estudos, diversão, etc, ter moderação em tudo o que se propõe, seja nos prazeres e nos sentidos
Aparigraha (Desapego) – É o desapego dos bens materiais, de relações afetivas, sentimentos negativos. O acúmulo desnecessário pode nos levar a ganância, e o objetivo é nos tornarmos generosos e livres.
Shaucha (Limpeza) – A pessoa deve manter-se limpa, estar atenta à manutenção da higiene pessoal. Tanto a mente quanto o corpo devem ser purificados para desobstruir a consciência.
Santosha (Contentamento) – É conseguir ser feliz mesmo quando tudo não está do jeito que gostaria, e poder entender e aceitar que nossa felicidade não depende dos eventos externos a nós e diante disso ser capaz de apreciar o presente da maneira que ele é.
Tapas (Disciplina) – Teremos domínio sobre nosso corpo e nossa mente com autodisciplina e esforço para enfrentarmos dificuldades e assim caminhar em direção aos nossos objetivos.
Svadhyaya (Auto Estudo) – Conhecer a si deve ser um exercício diário, pois por meio dessa prática podemos descobrir e encontrar nosso lugar no mundo e nosso verdadeiro potencial, entrando em harmonia com tudo que está à nossa volta.
Ishvarapranidhana (Entrega) – Ao compreender que há algo maior do que nós e que nossas ações e suas consequências não estão em nossas mãos, nos entregamos ao poder do universo onde há um plano divino que cuidará de tudo. É entregar-se a um propósito superior.
Quais são os tipos de Yoga?
Existem diversos estilos para guiar a prática, os mais conhecidos são:
Yoga Clássica (Hatha Yoga):
É a prática espiritual usando várias posturas físicas e exercícios respiratórios como caminho. Nos textos tradicionais do Yoga, a palavra “hatha” tem significado dividido em duas sílabas: “ha” que é sol e “tha” que se refere a lua. Tornando assim a busca pela união ou integração dos opostos, mente e corpo, matéria e espírito, etc. Trabalha o equilíbrio entre o corpo, mente e a respiração.
Entre os estilos de yoga, esse é o mais clássico e popular no ocidente. As posturas tendem a ser mais leves e em menor quantidade, é indicado para quem deseja iniciar a prática de Yoga.
Yoga Restaurativa
Yoga Restaurativa é um método terapêutico que usa materiais, ou props, como apoio necessário durante a permanência nas posturas. Assim, é mais procurada por pessoas que preferem fazer a prática com esse auxílio que facilita os movimentos. É ideal para quem busca o Yoga mais relaxante, suave e passivo. Ao contrário dos outros estilos, aqui você apenas recebe o Yoga.
Iyengar Yoga
Tem como foco a permanência nas posturas. Uma linha interessante para quem busca a prática para lidar com dores na coluna e trabalhar o alongamento. O Iyengar se difere das outras modalidades em seu uso de materiais de apoio, ou props, sendo um auxílio tanto para atingir os benefícios quanto para executar os movimentos e principalmente aumentar a permanência do aluno na posição.
Yoga Integrativa
Tem como princípio a Hatha Yoga, se dá pela realização de posturas, técnicas de respiração, concentração, meditação, alinhamento e fortalecimento. O objetivo maior é trabalhar o equilíbrio físico, mental e emocional, de forma a integrar o indivíduo com o seu próprio ser. No corpo físico visa equilibrar os sistemas corporais, alongar e aprimorar o alinhamento postural, no campo das emoções tem como meta estabilizar os padrões de pensamentos e emoções, e busca trazer a consciência para o tempo presente.
Sivananda Yoga
Essa prática tem como objetivo cinco princípios:
1) respiração, cada posição acompanha o ritmo da inspiração e pela expiração;
2) exercício, estes devem ser praticados regularmente e com suavidade alongando os músculos;
3) relaxamento, consiste no empenho em relaxar o corpo para alcançar uma sensação de bem-estar intenso;
4) alimentação, o sivananda incentiva o vegetarianismo e é recomendado não consumir álcool e outras substâncias para atingir uma vida saudável;
5) a meditação, é por meio dela que podemos aprender a ser mais tolerantes e viver o presente sem preocupações com o passado ou com o futuro.
Quais os benefícios da Yoga?
A Yoga é uma prática milenar originária da Índia que consiste em uma combinação de posturas físicas, respiração controlada e meditação. Ao longo dos anos, ela tem ganhado popularidade em todo o mundo como uma forma eficaz de melhorar a saúde e o bem-estar. No entanto, alguns grupos podem extrair melhores benefícios da prática, que são:
Para gestantes
Yoga é uma prática saudável e muito benéfica à saúde no geral, e pode trazer grandes benefícios durante a gestação. Os movimentos melhoram a flexibilidade corporal, além de tonificar os músculos e alongar as articulações. Esses aspectos tendem a contribuir para uma melhor qualidade de vida e evitam dores e desconfortos que podem surgir durante a gravidez.
A dinâmica de respiração que proporciona relaxamento pode ser uma grande aliada nesse período, aliviando preocupações e ansiedade comuns na gestante, e também contribui para o desenvolvimento do bebê.
Algumas mulheres podem apresentar quadros de incontinência urinária nessa fase, ou seja, a dificuldade em controlar os escapes de urina devido à pressão na região abdominal. Nesses momentos, o uso de roupas íntimas estilo calcinha pode favorecer e melhorar a qualidade da prática do Yoga, por isso, Bigfral possui diversos produtos para cada necessidade, uma delas é a linha Moviment com Tecnologia Wet Block que tem grande capacidade de absorção e proteção antivazamento, permitindo realizar os movimentos sem preocupação e com o conforto que os produtos podem oferecer.
Para idosos
A terceira idade é marcada por uma fase que chega repleta de conhecimentos e experiências de vida, mas alguns problemas de saúde podem se apresentar. Para prevenir e manter-se saudável é importante estar ativos e em movimento tanto físico quanto nas atividades que trazem benefícios e estimulam o funcionamento cerebral.
Praticar Yoga é uma boa estratégia para cuidar da saúde no geral, visto todos os benefícios que a população idosa pode desfrutar: fortalecimento dos músculos prevenindo dores crônicas como nas articulações e coluna, melhorar o equilíbrio e consequentemente reduzir acidentes como quedas, regulação da pressão arterial, diminuição do estresse e mitigação dos sintomas de ansiedade e depressivos, proporciona relaxamento e melhora na qualidade do sono, por meio das práticas de meditação.
Em determinada fase da vida, pessoas idosas podem apresentar escapes de urina e durante alguns dos movimentos do Yoga isso pode acontecer. Nesses casos a fralda pode ser uma aliada, como a Bigfral Regular Plus que possui exclusiva Tecnologia Wet Block, absorve o líquido rapidamente e conta com proteção anti vazamento proporcionando segurança garantida e cuidados para uma pele mais seca. Portanto, pôr em prática o Yoga é um ótimo caminho para aumentar a qualidade de vida e o bem-estar, além de ajudar a alcançar a longevidade com saúde e harmonia.
Para ansiedade
A meditação e as técnicas de respiração são as principais fontes para diminuir os níveis de ansiedade, pois impulsiona a pessoa a se concentrar no presente, deixando a mente livre de pensamentos relacionados ao futuro, trazendo sensação de alívio e bem-estar.
Sivananda como meio de reflexão e vida equilibrada
O Yoga é uma prática benéfica para qualquer idade e fase da vida, mas é preciso dedicação para ingressar na jornada. Seus ensinamentos e atividades são alcançados diante de um processo gradual, visto que existem diversos ensinamentos a serem aprendidos para alcançar o autoconhecimento, a paz interior e a plena compreensão da busca pela nossa felicidade.