A importância de beber água | Bigfral

Home  »  Saúde   »   A importância de beber água

A importância de beber água


A importância de beber água

2 anos atrás / 6 min de leitura

A água é a substância fundamental para o funcionamento do corpo humano, considerando que um adulto é formado por aproximadamente 60% dela. É visível a importância de beber água diariamente e em uma quantidade apropriada, visto que a tendência é irmos perdendo líquido conforme envelhecemos.

Essa substância valiosa é responsável pelo funcionamento correto dos nossos órgãos e das funções de todo nosso organismo como: coração, intestino, rins, fígado, pele, músculo e cérebro. Além disso,  também  regula o metabolismo, mantém a temperatura do corpo equilibrada,  etc.

Embora pareça um comportamento simples, é comum esquecermos de ingerir água durante o dia ou fazer somente quando sentimos sede. Esse comportamento pode ser prejudicial considerando a necessidade do corpo. Existem alguns sinais que indicam que precisamos aumentar a ingestão de água:  boca seca, pele ressecada, urina com cor e cheiro mais fortes, prisão de ventre e inchaço corporal devido à retenção de líquido.

É importante dar atenção a essas manifestações fisiológicas para evitar qualquer problema de saúde a longo prazo. Se refletirmos sobre isso, beber água em quantidades suficientes se torna um meio de prevenção de doenças, conseguindo evitar futuras complicações.

Benefícios de beber água

Beber água é uma das formas mais simples de cuidar da saúde, isso porque além de ser de fácil ingestão, ajuda no funcionamento dos órgãos e na hidratação. É importante ingerir não apenas quando sentimos sede, mas sempre que houver oportunidade. Veja a seguir alguns benefícios do consumo de água:

Hidratação

Quando se fala em beber água para hidratar, basicamente se refere ao funcionamento adequado do nosso organismo. As células do nosso corpo precisam de água para fazer o seu trabalho, pois faz parte da composição de cada uma, seja do coração, do fígado, do rim, do cérebro, da pele ou do cabelo, todas dependem dessa substância para executar seu papel corretamente. Caso não recebam hidratação suficiente, as reações químicas serão prejudicadas e isso poderá gerar consequências negativas à nossa saúde.

Regula a temperatura do corpo

Esse mecanismo trata-se de uma reação e controle que o corpo faz nos dias em que as temperaturas estão elevadas e durante e após a atividade física devido à intensa transpiração, evitando assim o aumento da temperatura corporal. Nesses momentos de sudorese intensa, por exemplo, eliminamos grandes quantidades de água do corpo, sendo necessário repor para evitar desidratação.

Desintoxicação do corpo

A ingestão de água contribui para a limpeza do organismo, como o trato urinário, dessa forma previne e trata infecções urinárias. Se aliada a ingestão de alimentos ricos em fibras, contribui para o funcionamento do intestino, promovendo a hidratação do bolo fecal, facilitando sua eliminação e evitando constipações.

Funcionamento cerebral

Grande parte do nosso cérebro é composto por água, sendo ela a responsável pela proteção do órgão em caso de impactos ou deslocamentos do crânio. Em relação a funcionalidade, o cérebro é um tecido muito ativo que além de consumir muita energia, necessita de grandes quantidades de nutrientes para ter um bom desempenho. A água tem um papel primordial no transporte de nutrientes pela corrente sanguínea, portanto, quanto mais hidratada uma pessoa estiver, mais suas conexões neuronais irão prover um funcionamento adequado, o que resultará na qualidade das funções cognitivas.

Saúde da pele

Considerando que a ingestão de água promove a hidratação e a manutenção da saúde de todas as nossas células, o resultado também pode ser visto na parte estética. Trata-se de uma hidratação de dentro para fora, mantendo a pele hidratada e melhorando a aparência. Promove também a sustentação das fibras e da proteína do colágeno nas estruturas a fim de evitar flacidez e envelhecimento precoce.

O que a falta de água pode causar?

Até aqui falamos sobre como a água é fundamental para o funcionamento do nosso organismo e o quanto é importante estar atenta ao seu consumo. No entanto, também é importante destacar quais os riscos que sua ausência pode causar. Por isso, separamos alguns malefícios que podemos sofrer caso não haja a ingestão correta, ou seja, em uma quantidade adequada para suprir as necessidades do corpo.

Pedra nos rins

Cálculos renais, conhecidos como pedra nos rins, são formações de massas endurecidas que surgem nos rins ou nas vias urinárias. É o resultado do acúmulo de cristais pela concentração de urina devido o consumo de água inadequado. Nesses casos o canal urinário fica obstruído pela formação dos cálculos causando dores e desconforto na hora de urinar.

Sistema nervoso

O cérebro humano depende de água para seu funcionamento completo, e não é diferente dos demais órgãos do corpo, visto que ele funciona à base de reações químicas e elétricas. Nesse caso, a água tem um importante papel que promove tais reações.

Quando os níveis de água que ingerimos não são os suficientes, as sinapses, ou seja, a comunicação entre os neurônios, pode ser prejudicada, atrapalhando, por exemplo, o desempenho cognitivo como atenção, memória e foco.

Um quadro que é muito comum, mas que pode proporcionar consequências pela falta de ingestão de água são as dores de cabeça frequentes. Nesse caso, o cérebro precisa fazer com que o corpo trabalhe mais para suprir a desidratação, deixando o organismo mais sensível e propensos a esses episódios.

Envelhecimento precoce

Como uma boa aliada aos cuidados estéticos, já que as células do corpo hidratadas tendem a deixar as rugas menos perceptíveis, a água mantém a umidade ideal e transporta nutrientes essenciais para as células, inclusive as da pele, aumentando sua elasticidade. Dessa forma, contribui para retardar os sinais de envelhecimento.

Cansaço diário

A água tem um importante papel para circulação sanguínea, justamente por ser responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para os órgãos, especialmente para o cérebro. Quando sua ingestão não é o suficiente, o nosso organismo não funciona completamente e se depara com certas dificuldades para desempenhar seu papel. Nesses casos, a frequência cardíaca pode aumentar, exigindo que o esforço físico do corpo para executar alguma atividade seja maior, causando cansaço até mesmo em pequenas atividades rotineiras, como subir uma escada e varrer a casa.

Qual quantidade de água o ser humano precisa?

É muito comum ouvir que o ideal é que seja consumido entre 2 a 3 litros de água por dia, embora até seja uma quantidade considerável, é necessário avaliar o estilo de vida e alguns outros fatores. Analisando o nível de atividade física, quem pratica todos os dias precisará beber muita água, pois quanto mais intensa a prática mais dessa substância será eliminada por meio do suor.

O estilo de alimentação também pode ditar algumas regras. Pessoas que têm o hábito de consumir mais frutas e verduras que são ricas em água podem necessitar menos do que aquelas que não ingerem esses alimentos, ou sofrerem menos de desidratação.

Embora algumas frutas tenham grandes concentrações de água, seu consumo não substitui a ingestão em sua forma pura. Para ser mais exato e objetivo, pode ser feito um cálculo que é recomendado por especialistas que orientam ingerir 35 ML de água para cada quilo corporal. Deste modo não será ingerido nem menos nem a mais diante de cada necessidade individual, por exemplo: uma pessoa que pesa 65 KG deve tomar aproximadamente 2,27 litros de água por dia. O cálculo ficaria assim: 0,035 ML X 65 Kilos = 2,275. Esse cálculo também precisa considerar o estilo de vida.

Pessoas que sofrem de incontinência urinária podem ter escapes de urina involuntários, e podem pensar que limitar o consumo de água pode resolver, mas não é a solução. Até nesses casos particulares a quantidade de água adequada deve ser ingerida. Para amenizar esses imprevistos, a Bigfral possui diversos produtos como fraldas e roupas íntimas descartáveis com barreiras antivazamento, que mantêm a pele seca e protegida, a fim de garantir segurança e conforto no dia a dia.

Para ter mais clareza de como está a hidratação do seu corpo, é importante observar a cor da urina, caso ela esteja em um tom amarelado escuro e com odor marcante, é sinal que a quantidade de água não está sendo suficiente. Por outro lado, se estiver indo muito ao banheiro e a urina estiver límpida e transparente, talvez esteja ingerindo água em excesso. E esse é outro ponto que vale lembrar que tudo em excesso faz mal, por isso, é válido ter um equilíbrio e respeitar os limites do nosso corpo, tomar água em excesso pode causar diluição do sangue e em casos mais graves quadros de intoxicação.

 Mantenha-se hidratado diariamente.

Existem hábitos saudáveis que contribuem para o funcionamento do corpo e a manutenção da saúde, e nisso a água pode ser considerada a maior aliada, já que é por meio dessa substância que o nosso corpo pode funcionar adequadamente.

Algumas pessoas esperam sentir sede para tomar um copo com água, mas é importante repensar esse hábito, pois o nosso corpo precisa de mais do que geralmente estamos acostumados a ingerir.

Assim como todo hábito demora um tempo para fazer parte da nossa rotina, começar a beber grandes quantidades de água não é diferente. Algumas dicas podem ajudar nesse processo, procure deixar uma garrafa de água sempre por perto para não esquecer. Caso não sinta tanta sede durante o dia, você pode colocar alguns bilhetes lembrando de tomar água ou de repente programar o alarme no celular. Uma outra alternativa é a cada vez que for urinar, beber um ou dois copos de água para repor imediatamente.

Água é sinônimo de vida para nós e para qualquer ser vivo, refletir sobre a importância de beber uma quantidade ideal todos os dias e conhecer nossas necessidades para se adequar ao nosso estilo de vida pode resultar em longevidade, bem-estar, qualidade de vida, prevenção de doenças e mais disposição.

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
1
0
Por favor, comente.x

Entrar com e-mail e senha