Home » Saúde » Causas de insônia
Causas de insônia
2 anos atrás / 5 min de leitura
A insônia é o distúrbio do sono mais comum em adultos. Caso não seja tratada, pode causar ao longo do tempo: exaustão, redução da capacidade de concentração, memória fraca, baixa tolerância à frustração e pequenos aborrecimentos, perda de entusiasmo etc. Além de ser um fator de risco para outras doenças.
No que diz respeito às causas da insônia, elas têm duas grandes categorias: causas não médicas e insônia com aumento da recorrência, que na maioria das vezes, têm causas médicas.
Vamos entender melhor as causas da insônia a seguir:
O que são distúrbios do sono?
Trata-se de um grupo de condições que afetam nossa capacidade de dormir regularmente. Seja causado por um problema de saúde ou muito estresse. A maioria das pessoas possuem problemas com o sono de vez em quando devido ao estresse, seja por um dia de trabalho agitado ou outras influências externas. Mas quando esses problemas começam a aparecer regularmente e interferem na vida diária, podemos entender que se trata de um distúrbio do sono.
O fato da pessoa não conseguir dormir, pode ter um impacto negativo na energia, humor, concentração e saúde geral. Em alguns casos, os distúrbios do sono podem ser um sintoma de outra condição física ou mental e podem desaparecer assim que a pessoa tratar esse problema. Agora, quando os distúrbios não são causados por outra condição de saúde, o tratamento normalmente envolve uma combinação de medicamentos e mudanças no estilo de vida.
Em muitos casos, os distúrbios do sono se desenvolvem como resultado de um problema de saúde subjacente, como: alergias e problemas respiratórios, noctúria ou micção frequente, dor crônica e estresse e ansiedade.
O que é a insônia?
A insônia refere-se à incapacidade de adormecer ou manter o sono durante a noite, de modo que a pessoa afetada terá um adormecimento superficial e inquieto. A ausência do sono é uma condição médica que se manifesta independente do grau de fadiga. Em muitas situações as pessoas que sofrem desse distúrbio se sentem cansadas, mas não conseguem dormir.
Quais as causas da insônia?
A insônia é causada por uma série de fatores psicológicos, algumas condições de sáude, medicamentos, incluindo outros distúrbios do sono – como a síndrome da apneia obstrutiva do sono.
Os sintomas incluem:
- Dificuldade em adormecer apesar de se sentir cansado;
- Despertares frequentes durante a noite;
- Dificuldade em voltar a dormir após despertares noturnos;
- Sono agitado, mesmo após um número satisfatório de horas de sono, a pessoa acorda pela manhã cansada;
- Acordar muito cedo;
- Sonolência durante o dia, fadiga e irritabilidade;
- Dificuldade de concentração nas atividades diárias, independente da sua natureza (doméstica, profissional).
As causas da insônia são múltiplas e podem coexistir e influenciar umas às outras:
- Estresse, ansiedade e depressão estão entre as causas comuns de insônia crônica. Trauma e abuso físico ou emocional são fatores de risco significativos. Além disso, alguns estados emocionais intensos (raiva, preocupação excessiva) podem causar insônia aguda e/ou aumentar a insônia crônica.
- A existência de algumas doenças pode perturbar a qualidade do sono: asma, alergias, doença de Parkinson, hipertireoidismo, refluxo gastroesofágico, doença renal, cancro, bem como dores crônicas causadas por outras patologias, como por exemplo, a artrite.
- A administração de alguns medicamentos prescritos pelo médico: antidepressivos, corticosteróides, hormônios da tireóide, medicamentos para pressão alta, incluindo alguns anticoncepcionais.
- A existência de outros distúrbios do sono – a insônia em si é um distúrbio do sono, mas pode ser causada por um outro não tratado, por exemplo, apneia obstrutiva do sono ou síndrome das pernas inquietas.
A insônia primária não está associada a outras condições médicas. A insônia secundária pode ser causada por alguns problemas médicos, como os mencionados anteriormente.
Existem fatores de risco?
Os fatores de risco da insônia podem ser divididos em duas partes: não modificáveis e fatores de risco relacionados ao estilo de vida e a determinados hábitos da pessoa em questão.
Na categoria de fatores de risco não modificáveis, diz respeito a idade. A insônia em idosos é um problema comum porque a qualidade do sono tende a diminuir com a idade.
Além disso, as mulheres são mais propensas à insônia, sendo uma das explicações as alterações hormonais pelas quais passam durante o ciclo menstrual, menopausa e/ou durante a gravidez.
Alguns estudos afirmam que a genética tem um papel importante na manifestação da insônia, vários membros da mesma família podem enfrentar este problema.
Insônia: quando devo procurar um profissional?
Se os períodos de insônia ultrapassarem três dias consecutivos, é necessária uma consulta com um médico especialista. Ele fará uma série de perguntas sobre seus hábitos diários, sua dieta e seu histórico médico.
É possível que o clínico recomende a manutenção de um diário do sono, no qual sejam anotados diariamente os horários de deitar e acordar. Dependendo da gravidade dos sintomas, é possível recomendar exames complementares.
A medicina do sono é uma superespecialização médica. A pesquisa nesse campo se intensificou na última década e meia, à medida que pessoas de todo o mundo se queixam de dificuldade para adormecer e manter o sono ininterrupto.
Hoje, os efeitos do sono perturbado e inquieto estão sendo investigados no nível celular e subcelular, bem como os efeitos da privação do sono em todo o corpo: no nível metabólico, na expressão gênica e na regulação hormonal.
A insônia e os distúrbios do sono são condições médicas que requerem diagnóstico e tratamento para não gerar outros problemas de saúde e manter a qualidade de vida.
Qual o tratamento para insônia?
O tratamento depende das causas envolvidas no aparecimento da insônia e distúrbios do sono. No geral, é recomendado o acompanhamento médico, a mudança no estilo de vida, com uma rotina mais saudável. Se possível, com a prática de exercícios físicos. Porém, sabemos que um outro fator que pode interromper o sono são os escapes de urina noturno. Por isso, a Bigfral dispõe de uma linha completa composta por toalhas umedecidas e roupas íntimas descartáveis para que você se sinta segura durante toda a noite.
A insônia tem cura?
Os problemas de sono podem ocorrer em qualquer pessoa ao longo da vida: quando surgem situações estressantes (exames, mudança de casa, divórcio). Estes podem interferir na sua capacidade de obter um sono reparador. Quando tais episódios ocorrem regularmente e influenciam negativamente nas atividades diárias, afetando o humor, a capacidade de concentração e a saúde em geral, então pode ser um distúrbio do sono .
Mas, para as pessoas que sofrem de insônia, a boa notícia é que a insônia tem cura. Dependendo das causas envolvidas no surgimento e do seu tipo, ela pode ser diagnosticada e tratada com a ajuda de um médico ou por iniciativa própria, dependendo de cada caso.
Bigfral proporcionando conforto e segurança
Um dos temas que mais nos chamam a atenção é a qualidade do sono e como ela pode afetar nossas vidas, principalmente na menopausa. Levando em consideração o suor excessivo na madrugada e a noctúria que são impeditivos para uma noite tranquila.
É importante saber que a insônia tem solução, mas para quem sofre com esse sintoma precisa procurar ajuda especializada e contar com os produtos especiais da Bigfral, que auxiliam nos escapes de xixi e contribuem para o conforto no dia a dia e na noite.
Confira nossa linha completa!