Home » Mulheres » O que causa assaduras em mulheres?
O que causa assaduras em mulheres?
2 anos atrás / 6 min de leitura
As assaduras em mulheres é um incômodo bem comum e que afeta também as mulheres em idade adulta, e não só bebês e crianças, ao contrário do que muitos pensam. Elas são chamadas pelos médicos de dermatites e podem acontecer por diversos motivos, causando dores e desconforto. As assaduras, além de incomodar, podem diminuir a qualidade de vida das mulheres caso não sejam tratadas da forma adequada até o seu desaparecimento.
Por isso, é fundamental saber qual a procedência das assaduras em mulheres, seus sintomas, causas, como evitar e tratar esse problema tão incômodo que pode afetar negativamente o dia a dia de mulheres adultas de todas as idades, desde as mais jovens até as idosas. As medidas de tratamento e prevenção são muito simples e eficazes, podendo ser adotadas pela mulher sem grandes complicações durante o seu dia a dia.
O que é assadura?
Elas são chamadas pelos médicos de dermatites friccionais e podem acontecer por diversos motivos, causando dores, irritação e incômodo na vida das mulheres. Elas são irritações na pele que podem provocar dores e ardência nas regiões acometidas, principalmente na região da virilha da mulher, mas também podem afetar as coxas e as axilas. A área afetada fica vermelha e pode chegar até mesmo a inflamar, caso não seja tratada da maneira adequada.
O que causa assaduras na virilha?
A maioria das assaduras costumam acontecer na região da virilha, e isso não é por acaso. As assaduras em mulheres podem ter algumas causas diferentes. Uma das principais é a fricção da pele dessa região, que pode ser causada pelo movimento.
Outra causa bem comum é o uso de roupas muito apertadas, que não permitem que a pele da região seja ventilada da maneira ideal, favorecendo o surgimento de bactérias e ocasionando na inflamação. Como veremos a seguir, existem diversos fatores que fazem com que as assaduras surjam e piorem caso não sejam tratadas.
Excesso de umidade
O excesso de umidade nessas regiões onde as assaduras em mulheres são comuns também é um dos principais fatores que provocam esse problema tão incômodo para a vida das mulheres. Com a transpiração da pele, surge a umidade, que por sua vez favorece a proliferação de bactérias e fungos que pioram as assaduras.
Por isso, as assaduras em mulheres são comuns entre atletas, já que geralmente usam roupas mais apertadas ao corpo e ainda transpiram muito, condições ideais para o surgimento da dermatite. Por isso, é preciso estar atento à umidade nas regiões afetadas pelas assaduras.
Roupa íntima inadequada
Já que a ventilação da virilha é fundamental para evitar as assaduras em mulheres, o uso de roupas íntimas inadequadas, que não permitem a ventilação e ficam muito apertadas no corpo das mulheres é bastante prejudicial e aumenta muito as chances de surgimento de assaduras.
Por isso, o ideal é que as mulheres usem apenas roupas íntimas adequadas, que não sejam muito apertadas e que permitam que a região íntima seja ventilada. As roupas íntimas de tecido sintético também devem ser evitadas, enquanto as de algodão devem ser priorizadas. A roupa íntima ideal também deve ser capaz de evitar a fricção entre os dois lados da pele enquanto a mulher se movimenta. Por isso, a atenção em relação ao tipo de roupa íntima que usam no dia a dia é importante para evitar as assaduras.
Como prevenir a assadura?
Embora as assaduras em mulheres sejam problemas bem comuns e bem incômodos, a sua prevenção pode ser feita com medidas bem simples e eficazes, que não vão demandar um tratamento longo e muito custoso na grande maioria dos casos.
Portanto, é fundamental que todas as mulheres saibam quais são essas medidas que podem tratar e evitar as assaduras. Afinal, com medidas simples e seguras é possível evitar esse problema tão incômodo na vida das mulheres que são as assaduras.
Frequência da higiene pessoal
O primeiro e mais importante passo para evitar as assaduras é a higiene pessoal da mulher, principalmente nas áreas mais afetadas, como a virilha, coxa e axilas. Isso porque uma higiene inadequada favorece e muito o surgimento das assaduras.
A pele dessas regiões deve sempre estar limpa e seca, evitando o acúmulo de umidade que favorece o aparecimento de assaduras. Essa higienização deve ser feita regularmente para manter a pele longe das assaduras. Ou seja, diariamente as mulheres devem realizar essa higienização da maneira mais adequada possível.
Usar produtos de qualidade
Produtos de qualidade são grandes aliados do combate às assaduras em mulheres. Um produto bastante indicado é o talco, que mantém a pele longe da umidade, e também ajuda a diminuir o desconforto das assaduras.
Na hora da higienização das regiões afetadas, o ideal é utilizar sabonetes neutros, já que possuem um pH muito próximo ao da pele humana, não provocando alterações na microflora cutânea.
A qualidade das roupas íntimas também é importante para evitar as assaduras. Uma boa alternativa é o uso de calcinhas descartáveis da Bigfral, cuja grande vantagem está diretamente ligada à higiene pessoal. Como essas calcinhas só podem ser usadas uma vez, evitam o acúmulo de umidade e a proliferação de fungos e bactérias, com maior controle de absorção e odor.
Portanto, utilizar produtos de qualidade e confiáveis será um fator chave para mulheres que querem se ver livres das assaduras. Produtos sem qualidade, principalmente os utilizados na higienização diária da pele da mulher não serão capazes de auxiliar na prevenção e nos cuidados com as assaduras, podendo até mesmo piorar o quadro de assaduras da mulher.
Usar roupas largas e confortáveis
Como as roupas apertadas acabam favorecendo o surgimento de assaduras em mulheres, o ideal é que elas sejam evitadas sempre que possível. As mulheres devem dar preferência às roupas mais largas e confortáveis, que não se agarram ao corpo e permitem uma ventilação adequada.
Além de proporcionarem mais conforto, as roupas mais largas não apertam as regiões mais afetadas pelas assaduras, evitando a falta de ventilação e o aumento da umidade, fatores que tornam muito mais difícil o aparecimento de novas assaduras. Ou seja, as roupas apertadas demais devem sair do guarda-roupas das mulheres que sofrem de assaduras.
Depilação
A depilação dos pêlos dessas regiões também é bastante recomendada para evitar as assaduras em mulheres. Isso porque um grande volume de pêlos nas regiões nas quais a assadura é mais comum pode tornar mais favorável a retenção de umidade e, consequentemente, de fungos e bactérias. Por isso a indicação da depilação ou da diminuição dos pelos nessas áreas.
Porém, é preciso cuidado ao fazer essa depilação, evitando pequenos cortes na pele que também podem causar proliferação de bactérias e fungos. Após a depilação, o ideal é que a pele depilada seja higienizada e também hidratada corretamente.
Hidratação
A hidratação da pele também é fundamental para evitar as assaduras em mulheres. Para manter uma boa hidratação, podem ser usados cremes adequados para as regiões, principalmente antes da mulher praticar exercícios que vão aumentar a fricção da pele nas regiões como virilha, coxas e axilas. Os cremes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina são os mais indicados para esse fim.
Como tratar as assaduras?
Caso a mulher já esteja sofrendo com as assaduras, existem algumas medidas para tratá-las. Pomadas e hidratantes com ação calmante para a pele irritada são as alternativas mais adequadas, além de reforçar toda a higiene do local e evitar as roupas agarradas ao corpo. Ou seja, continuar ou por em prática todas as medidas indicadas para evitar o surgimento das assaduras em mulheres.
Em casos mais graves, quando há uma inflamação da pele, o médico dermatologista pode receitar medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos.
Quando procurar um médico?
As assaduras em mulheres são problemas facilmente tratáveis pela própria mulher afetada, mas em alguns casos, a irritação da pele pode persistir e até piorar, causando dores. Nesses casos, é sempre recomendado que a mulher procure um médico dermatologista.
Em alguns casos, as assaduras podem causar feridas maiores, e até uma infecção, com odor desagradável, coceira, sangramentos e inchaço. Nesses casos, a mulher não deve esperar para procurar um dermatologista.
O dermatologista é o profissional capaz de recomendar o uso de pomada antibiótica, e até mesmo antibiótico oral em casos mais graves. Na dúvida, é sempre bom procurar um médico para diagnosticar o problema e definir o tratamento mais adequado. Afinal, é a qualidade de vida da mulher que está em jogo, portanto, nunca é exagero procurar um médico especialista.
Fraldas Bigfral
As assaduras em mulheres são bastante comuns entre quem sofre de incontinência urinária e faz uso de fraldas. A Bigfral é especialista em produtos para incontinência urinária, e proporciona a segurança que a mulher precisa para o seu dia, ajudando no combate às assaduras.
A Bigfral tem fraldas, roupa íntima, toalhas umedecidas e absorventes para todos os tipos de incontinência urinária, e seus produtos garantem segurança e rápida absorção, mantendo a pele seca e, assim, evitando o surgimento das incômodas assaduras.